Connect with us

Passado a Limpo

The Jam – Os bonitinhos do Punk britânico.

Published

on

Passado a limpo + 29 de abril de 1977.
Há 46 anos A Banda The Jam lançavam o seu primeiro single.
Se o Clash foi o pé na porta, o ativismo político, e os Pistols foram o choque estético, o niilismo em relação à vida. (Niilismo é a rejeição ou ceticismo quanto ao valor e propósito da vida e da existência. Surgiu como um movimento distintivo na Rússia do século XIX. Caracteriza-se pela rejeição de valores tradicionais, ceticismo em relação à verdade absoluta e descrença no propósito da vida).
o The Jam foi o cronista discreto, o outsider bem resolvido em alcançar o mainstream.
“In The City”, o primeiro do power trio, lançado há exatos 40 anos, atingiu o 40º lugar nas paradas do Reino Unido. Uma melodia grudenta, com poderoso e contundente riff de guitarra (copiado pelos Pistols em “Holidays in the Sun”), uma letra empolgante, com o olhar adolescente de um “forasteiro” sobre a efervescência de uma grande cidade.

Paul Weller, autor da música e líder do The Jam.
“Eu tinha provavelmente 18, então era a canção de um jovem, um cara do subúrbio sonhando com as delícias de Londres e a emoção da cidade. Era um momento emocionante para se estar vivo. Londres estava saindo de seus tempos pós-hippies e havia uma nova geração tomando conta. A canção capturou a inocência de olhos arregalados de alguém de uma comunidade muito pequena e entrando em um mundo mais amplo, vendo todas as bandas, conhecendo pessoas, indo para os clubes, e a liberdade de tudo isso”.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *